Historia da Harpa Crista - O hinário oficial das Assembleias de Deus
A primeira edição foi lançada na cidade de Recife, em 1922
Eusébio de Cesaréia (260-340) é
considerado, com justa razão, o pai da História da Igreja Cristã. O que
poucos estudiosos sabem é que ele foi também um grande apreciador da
verdadeira música sacra. Embora vivesse num período em que esta apenas
ensaiava seus primeiros passos, pôde Eusébio externar-se muito
emocionado:
"Nós cantamos o louvor de Deus com
saltério vivo. Porque mais agradável e caro a Deus do que qualquer
instrumento é a harmonia da totalidade do povo cristão. Nessa cítara é a
totalidade do corpo, por cujo movimento e ação a alma canta hinos
adequados a Deus, e nosso salteio de dez cordas é a veneração do
Espírito Santo pelos cinco sentidos do corpo e as cinco virtudes do
espírito".
Nós, pentecostais, também temos o nosso
saltério; a Harpa Cristã. Ao longo dessas
décadas de avivamento e visitações contínuas ao cenáculo, vimos caracterizando-nos como uma fervorosa comunidade de adoração. E não foi sem motivo que os pioneiros oficiais houveram por bem denominar nosso hinário oficial de Harpa Cristã. Vejamos, pois, a natureza e a formação de nosso hinário.
décadas de avivamento e visitações contínuas ao cenáculo, vimos caracterizando-nos como uma fervorosa comunidade de adoração. E não foi sem motivo que os pioneiros oficiais houveram por bem denominar nosso hinário oficial de Harpa Cristã. Vejamos, pois, a natureza e a formação de nosso hinário.
I. O que é a Harpa Cristã
A Harpa Cristã é o hinário oficial das
Assembleias de Deus no Brasil. Ela foi especialmente organizada com o
objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a
Deus nas diversas liturgias da igreja: culto público, santa ceia,
batismo, casamento, apresentação de crianças, funeral, etc.
A sua primeira finalidade é transformar
nossas igrejas e congregações em comunidades de perfeita adoração ao
Único e Verdadeiro Deus. Não pode haver igreja sem louvor.
II. O início do cântico congregacional da Assembleia de Deus no Brasil
Em seus primórdios, a Assembleia de Deus
usava os Salmos e Hinos , que também era utilizado por diversas igrejas
evangélicas históricas. Mas em virtude de nossas peculiaridades
doutrinárias, os pioneiros sentiram a necessidade de um hinário que
também enfocasse as doutrinas pentecostais.
III. O cantor pentecostal
Em virtude dessa premência, foi lançado
em 1921, o Cantor Pentecostal. Impresso pela tipografia Guajarina, sob a
orientação editorial de Almeida Sobrinho, tinha o pequeno hinário 44
hinos e 10 corinhos.
O Cantor Pentecostal foi distribuído pela
Assembleia de Deus de Belém do Pará que, naquela época, achava-se
localizada na Travessa 9 de janeiro, nº 75.
IV. O surgimento da Harpa Cristã
Em
1922, foi lançada em Recife (PE) a
primeira edição da Harpa Cristã, que viria a se tornar no hinário
oficial das Assembleias de Deus. Sob a orientação editorial do Pastor
Adriano Nobre, teve uma tiragem inicial de mil exemplares e foi
distribuída para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström.
A segunda edição da Harpa Cristã, já com
300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pangeti, no Rio de Janeiro,
em 1923. Já em 1932, tinha a Harpa Cristã 400 hinos.
V. A elaboração dos hinos
Na elaboração de nossos hinos, muito
contribuiu o missionário Samuel Nyström. Apesar de não ter perfeito
conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas
letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem
adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo
Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, o Pastor
Macalão tornou-se o principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.
VI. A Harpa Cristã com letra e música
Em 1937, a Convenção Geral das
Assembleias de Deus, reunida em São Paulo, nomeou uma comissão para
editar e imprimir a primeira Harpa Cristã com música. Desta comissão
faziam parte: Emílio Conde, Samuel Nyström, Paulo Leivas Macalão, João
Sorhein e Nils Kastiberg. Neste empreendimento também tomou parte ativa o
Dr. Carlos Brito.
VII. A Harpa Cristã com 524 hinos
Com o passar dos tempos, outros hinos
foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial atingisse 524
hinos. Número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa
Cristã.
Até 1981, quase todos os hinos da Harpa
Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para
tons mais acessíveis ao cântico congregacional.
VIII. A Harpa Cristã atualizada
Em 1979, mediante proposta apresentada
pelo Pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da
CPAD, cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB reunida em Porto
Alegre, naquele ano, nomeou uma comissão para proceder a uma revisão
geral da música e da letra da Harpa Cristã.
A comissão era formada pelos seguintes
Pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José
Loureiro, Antonio Gilberto e João Pereira. Nesta empreitada, também
tomou parte ativa o Pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em
termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados:
João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na
revisão das letras.
Lançada
em 1992, a Harpa Cristã Atualizada foi aceita em muitas igrejas, mas a
maioria optou por ficar com a Harpa Tradicional. De qualquer forma, a
experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tornando-a mais
viva e participativa em nossas reuniões.
IX. A Harpa Cristã ampliada
Tendo
em vista as necessidades de nossa
igreja, a CPAD, sob a direção executiva de Ronaldo Rodrigues de Souza,
compreendeu ser urgente a ampliação da Harpa Cristã tradicional. Foram
acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências
cerimoniais e litúrgicas da igreja. A Harpa Cristã Ampliada , lançada em
1999, com 640 hinos, representa mais um avanço da já riquíssima hinódia
pentecostal.
Conclusão
A Harpa Cristã é o hinário oficial das
Assembleias de Deus com 640 hinos que são entoados nos cultos
congregacionais. A primeira versão conhecida com letra e música data de
1929 com originais manuscritos e copiada em processo mimeográfico.
Em 1941, teve sua primeira edição impressa, tendo participado deste trabalho os irmãos Samuel Nyström, Paulo Macalão, Jahn Sorheim e Nils Katsberg.
Em Janeiro de 1999, a CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus - publicou a Harpa Cristã Revisada e Ampliada com 640 hinos.
Em 1941, teve sua primeira edição impressa, tendo participado deste trabalho os irmãos Samuel Nyström, Paulo Macalão, Jahn Sorheim e Nils Katsberg.
Em Janeiro de 1999, a CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus - publicou a Harpa Cristã Revisada e Ampliada com 640 hinos.
Rogamos a Deus, pois, para que a Harpa
Cristã continue a levar o Evangelho de Cristo e o avivamento a todos os
cantos de nosso país. Cantando também se evangeliza. Cantando também se
promove o avivamento. Não foi o que fizeram nossos pioneiros?
PS : Existem hoje, no Brasil, diversas
denominações evangélicas, de cunho pentecostal, que utilizam o nosso
hinário. Essas igrejas, muitas delas neo-pentecostais, tem encontrado em
nosso cancioneiro não somente a melodia, mas também a mensagem que faz a
diferença no mundo espiritual.
Abaixo, os diversos modelos de Harpa
Cristã, editadas pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil
- CPAD. Organizada com objetivo de elevar o cântico congregacional e
proporcionar um melhor louvor a Deus, a Harpa Cristã, com um total de
640 hinos, representa mais um avanço que auxiliará na divulgação do
evangelho através do louvor a Deus. Além das Harpa Cristã , edições
variadas, há também as publicadas junto com as diversas Bíblias, de
cores e tamanho variados, agradando a todas as faixas etárias de nossas
igrejas.
Harpa Cristã com Música Mi Bemol
Esta Harpa é para instrumentos de sopro
que são do tom de Mi bemol: Requinta, Sax Alto, Tuba, Clarone Alto, Sax
Horn, Genis, Sax Barítono. Da mesma forma que a Harpa em Si Bemol, esta
Harpa só tem a clave de Sol, com duas notas somente, a primeira nota é a
melodia do hino, a segunda seria a segunda voz do hino, no caso, a voz
do contralto. Nesta Harpa, não possui a letra dos hinos e nem Cifras.
Harpa Cristã com Música Si Bemol (Bb)
Esta harpa é para instrumentos de sopro
que são do tom de Si Bemol: Trompete, Clarinete, Sax Tenor, Sax Soprano,
Barítono, Tuba. Nesta harpa só tem a clave de Sol, com duas notas
somente, a primeira nota é a melodia do hino, a segunda seria a segunda
voz do hino, no caso, a voz do contralto. Nesta Harpa, não possui a
letra dos hinos e nem Cifras.
Texto extraído do Manual da Harpa Cristã, edições CPAD, 1ª edição, 1999, pgs. 11/16.
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