História das Assembléias de Deus no Brasil
Como Tudo Começou
Enquanto o avivamento pentecostal expandia-se e dominava a vida religiosa de Chicago, na cidade de South Bend, no Estado de Indiana, que fica a cem quilômetros de Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos acontecimentos do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.
Enquanto o avivamento pentecostal expandia-se e dominava a vida religiosa de Chicago, na cidade de South Bend, no Estado de Indiana, que fica a cem quilômetros de Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos acontecimentos do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.
Pouco
tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas
batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal.
Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse
jovem também fora batizado com Espírito Santo. Ambos eram de origem
sueca e
membros da igreja batista em seu país, havendo emigrado para a América em épocas diferentes. Ali, não somente tomaram conhecimento do avivamento pentecostal, mas receberam-no individualmente de modo glorioso.
membros da igreja batista em seu país, havendo emigrado para a América em épocas diferentes. Ali, não somente tomaram conhecimento do avivamento pentecostal, mas receberam-no individualmente de modo glorioso.
Posteriormente,
já amigos e buscando juntos o Senhor, receberam Dele a chamada
missionária para o Brasil. Através de uma revelação divina, o lugar
tinha sido mencionado: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela
localidade. Após a oração, os jovens foram a uma biblioteca à procura
de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando
descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil. Era uma
chamada de fé, pois para eles, era um lugar totalmente desconhecido.
Rumo ao Brasil
Gunnar Vingren e Daniel Berg despediram-se da igreja e dos irmãos em Chicago. A igreja levantou uma coleta para auxiliar os missionários que partiam. A quantia que lhes foi entregue só deu para a compra de duas passagens até nova Iorque. Quando lá chegassem, eles não saberiam como conseguir dinheiro para comprar mais duas passagens até o Pará. Porém, esse detalhe não os abalou em nada, nem os deteve em chicago à espera de mais recursos. Tinham convicção de que haviam sido convocados por Deus. Portanto, era da total responsabilidade de Deus fazer com que os recursos materiais inexistentes necessários à viagem surgissem.
Gunnar Vingren e Daniel Berg despediram-se da igreja e dos irmãos em Chicago. A igreja levantou uma coleta para auxiliar os missionários que partiam. A quantia que lhes foi entregue só deu para a compra de duas passagens até nova Iorque. Quando lá chegassem, eles não saberiam como conseguir dinheiro para comprar mais duas passagens até o Pará. Porém, esse detalhe não os abalou em nada, nem os deteve em chicago à espera de mais recursos. Tinham convicção de que haviam sido convocados por Deus. Portanto, era da total responsabilidade de Deus fazer com que os recursos materiais inexistentes necessários à viagem surgissem.
Chegaram
à grande metrópole, Nova Iorque, sem conhecer ninguém, e sem dinheiro
para continuar a viagem. Os dois missionários caminhavam por uma das
ruas da cidade, quando encontraram um negociante que conhecia o jovem
Gunnar. Na noite anterior, enquanto em oração, aquele negociante
sentira que devia certa quantia ao irmão Vingren. Pela manhã, aquele
homem colocou a referida importância em um envelope para mandá-la pelo
correio, mas enquanto estava caminhando para executar aquela tarefa,
viu os dois enviados do Senhor surgirem à sua frente. Surpreso ao ver a
maneira especial como Deus trabalhava, o comerciante contou-lhes sua
experiência e entregou-lhe o envelope.
Quando o irmão Vingren abriu o envelope, encontrou dentro dele 90 dólares - exatamente o preço de duas passagens até o Pará.
Assim,
no dia 5 de novembro de 1910, os missionários Daniel Berg e Gunnar
Vingren deixaram Nova Iorque abordo do navio "CleMent" com destino à
Belém do Pará. No início do século XX, apesar da presença de imigrantes
alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de
missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era quase
que totalmente católico.
A Chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg no Brasil
No dia 19 de novembro de 1910, em um dia de sol causticante, os dois missionário desembarcaram em Belém. Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil.
No dia 19 de novembro de 1910, em um dia de sol causticante, os dois missionário desembarcaram em Belém. Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil.
Não
possuíam eles amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam
endereço de alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas
malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em
um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras
brasileiras. Seguindo a indicação de alguns passageiros com os quais
viajaram, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg hospedaram-se
num modesto hotel, cuja diária completa era de oito mil réis. Em uma
das mesas do hotel, o irmão Vingren encontrou um jornal que tinha o
endereço do pastor metodista Justus Nelson. No dia seguinte, foram
procurá-lo, e contaram-lhe como Deus os tinha enviado como missionários
para aquela cidade. Como Daniel Berg e Gunnar Vingren estivessem até
aquele momento ligados à Igreja Batista na América (as igrejas que
aceitavam o avivamento permaneciam com o mesmo nome), Justus Nelson os
acompanhou à Igreja Batista, em Belém, e os apresentou ao responsável
pelo trabalho, pastor Raimundo Nobre. E, assim, os missionários
passaram a morar nas dependências da igreja. Alguns dias depois,
Adriano Nobre, que pertencia à igreja presbiteriana e morava nas ilhas,
foi a Belém em visita ao primo Raimundo Nobre. Este apresentou os
missionários a Adriano, que imediatamente mostrou-se interessado em
ajudá-los a aprender falar o português.
Passado
um determinado tempo eles já podiam falar português. Vingren
continuou a estudar a língua, enquanto Daniel trabalhava como
fundidor. Passado algum tempo, Berg começou a dedicar-se ao trabalho
de colportogem.
O Movimento Pentecostal Começa a Queimar os Corações Brasileiros
Os jovens missionários tinham o coração avivado pelo Espírito Santo, e oravam de dia e de noite. Oravam sem cessar. Esse fato chamou a atenção de alguns membros da igreja, que passaram a censurá-los, considerando-os fanáticos por dedicarem tanto tempo à oração. Mas isso não os abalou. Com desenvoltura e eloqüência, continuaram a pregar a salvação em Cristo Jesus e o batismo com o Espírito Santo, sempre alicerçados na Escrituras. Todavia, como resultado daquelas orações, alguns membros daquela Igreja Batista creram nas verdades do Evangelho completo que os missionários anunciavam. Os primeiros a declararem publicamente sua crença nas promessas divinas foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não somente creram, mas resolveram permanecer em oração até que Deus as batizasse com Espírito Santo conforme o que está registrado em Atos 2.39.
Os jovens missionários tinham o coração avivado pelo Espírito Santo, e oravam de dia e de noite. Oravam sem cessar. Esse fato chamou a atenção de alguns membros da igreja, que passaram a censurá-los, considerando-os fanáticos por dedicarem tanto tempo à oração. Mas isso não os abalou. Com desenvoltura e eloqüência, continuaram a pregar a salvação em Cristo Jesus e o batismo com o Espírito Santo, sempre alicerçados na Escrituras. Todavia, como resultado daquelas orações, alguns membros daquela Igreja Batista creram nas verdades do Evangelho completo que os missionários anunciavam. Os primeiros a declararem publicamente sua crença nas promessas divinas foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não somente creram, mas resolveram permanecer em oração até que Deus as batizasse com Espírito Santo conforme o que está registrado em Atos 2.39.
Numa
quinta-feira, uma hora da manhã de dois de junho de 1911, na Rua
Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque,
enquanto orava, foi batizada com o Espírito Santo. Após o batismo
daquela irmã começaria a luta acirrada. Na Igreja Batista alguns
creram, porém outros não se predispuseram sequer a compreender a
doutrina do Espírito Santo. Portanto, dois partidos estavam criados.
Devido
a este movimento pentecostal, Daniel Berg e Gunnar Vingren e mais 17
simpatizantes foram expulsos daquela Igreja Batista, no dia 13 de
junho de 1911. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem a casa da irmã
Celina, na Rua Siqueira Mendes, 67, os irmãos resolveram passar a se
congregar ali, o que normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos
três meses, com cultos dirigidos pelo missionário Vingren e pelo
irmão Plácido. Daniel Berg pouco falava por ainda estar atrasado no
aprendizado da língua.
A Fundação da Primeira Assembléia de Deus
Assim surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a Assembléia de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros orientadores.
Assim surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a Assembléia de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros orientadores.
O
termo Assembléia de Deus dado a denominação não tem uma origem
definida entre nós, entretanto sugere-se estar ligado as Igrejas que na
América do Norte professam a mesma doutrina e recebem a designação de
Assembléia de Deus ou Igreja Pentecostal. Sobre a questão, é
aceitável o seguinte testemunho do irmão Manoel Rodrigues: "Estou
perfeitamente lembrado da primeira vez que se tocou neste assunto.
Tínhamos saído de um culto na Vila Coroa. Estávamos na parada do bonde
Bemal do Couto, canto com a Santa Casa de Misericórdia. O irmão
Vingren perguntou-nos que nome deveria dar-se a Igreja, explicando que
na América do Norte usavam o termo Assembléia de Deus ou Igreja
Pentecostal. Todos os presentes concordaram em que deveria ser
Assembléia de Deus.
Em 11 de Janeiro de 1968 a denominação foi registrada oficialmente como pessoa jurídica. Com o nome de Assembléia de Deus.
As Perseguições
A fundação da Assembléia de Deus repercutia profundamente entre as várias denominações. O medo que a Assembléia de Deus viesse a absorver as demais denominações fez com que estas se unissem para combater o movimento Pentecostal.
A fundação da Assembléia de Deus repercutia profundamente entre as várias denominações. O medo que a Assembléia de Deus viesse a absorver as demais denominações fez com que estas se unissem para combater o movimento Pentecostal.
No
ano de 1911, em Belém, alguns dispuseram-se a combater o Movimento
Pentecostal em seu nascedouro. Para alcançarem esse intento, não
escolhiam os meios: calúnia, intriga, delação e até agressão física.
Tudo era válido. Chegaram, inclusive, a levar aos jornais a denúncia de
que os pentecostais eram uma seita perigosa, tendo com prática o
exorcismo. Enfim, alarmaram a população. A matéria no jornal A Folha do
Norte, todavia, acabou por atrair numerosas pessoas para os cultos da
nova igreja. Não poderia haver propaganda melhor.
A Chegada em São Paulo
Em 15 de novembro de 1927, por direção divina, chegava na capital de São Paulo o abençoado casal Daniel Berg e sua esposa Sara, para aqui semearem a boa semente do evangelho de Jesus. O primeiro culto nesta cidade foi realizado na mesma data em uma casa alugada na Vila Carrão, um bairro distante do centro da cidade. Este culto teve a participação do casal de missionários suecos, Simon Lundgren e Linnea Lundgren, e é a data oficial da fundação da igreja.
Orando muito, eles prosseguiam com as reuniões. Porém, aos poucos, a vizinhança começou a tomar conhecimennto dos cultos. Certo dia, quando estavam orando e cantando, uma senhora bateu à porta e convidaram-na para entrar. Perguntou-lhes se eram crentes, e eles responderam afirmativamente. Esta mulher contou-lhes que havia se convertido na Assembléia de Deus de Maceió, vindo depois para São Paulo. Em sua casa, vinha por muito tempo, com lágrimas, pedindo ao Senhor Jesus para que enviasse um servo seu para desenvolver a sua obra na cidade de São Paulo. O casal Berg compreendeu imediatamente que fora pelas orações desta irmã que o Senhor lhes enviara à capital paulista. Na família da mesma, haviam pessoas que estavam sedentas de salvação, que aceitaran o Evangelho com muita alegria. Muitos vizinhos começaram também a participar das reuniões, recebendo de bom grado a Palavra do Senhor e a Cristo como seu Salvador.
Alguns dias depois, um grupo de crentes que haviam saído de outra denominação (discordância doutrinária), passaram para a nova igreja. Entre eles estavam: Ernesto Ianone e a sua esposa Josefina; Vitaliano Piro e esposa; José Piro e esposa Elvira; Filomena Salzano e seus filhos Miguel e Luiz Salzano. Ainda faziam parte deste grupo, familiares da irmã Regina Antunes, de saudosa memória, que em fevereiro de 1989 passou para a eternidade: sua mãe Angelina Augusta Barretta e seu irmão Pedro Barretta Hallepian. Nascia assim a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, do Ministério do Belém, que hoje já reune cerca de 2.000.000 de membros, e que teve como seus pastores: Daniel Berg, Samuel Nystron, Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski, Cícero Canuto de Lima, e o atual pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Em 15 de novembro de 1927, por direção divina, chegava na capital de São Paulo o abençoado casal Daniel Berg e sua esposa Sara, para aqui semearem a boa semente do evangelho de Jesus. O primeiro culto nesta cidade foi realizado na mesma data em uma casa alugada na Vila Carrão, um bairro distante do centro da cidade. Este culto teve a participação do casal de missionários suecos, Simon Lundgren e Linnea Lundgren, e é a data oficial da fundação da igreja.
Orando muito, eles prosseguiam com as reuniões. Porém, aos poucos, a vizinhança começou a tomar conhecimennto dos cultos. Certo dia, quando estavam orando e cantando, uma senhora bateu à porta e convidaram-na para entrar. Perguntou-lhes se eram crentes, e eles responderam afirmativamente. Esta mulher contou-lhes que havia se convertido na Assembléia de Deus de Maceió, vindo depois para São Paulo. Em sua casa, vinha por muito tempo, com lágrimas, pedindo ao Senhor Jesus para que enviasse um servo seu para desenvolver a sua obra na cidade de São Paulo. O casal Berg compreendeu imediatamente que fora pelas orações desta irmã que o Senhor lhes enviara à capital paulista. Na família da mesma, haviam pessoas que estavam sedentas de salvação, que aceitaran o Evangelho com muita alegria. Muitos vizinhos começaram também a participar das reuniões, recebendo de bom grado a Palavra do Senhor e a Cristo como seu Salvador.
Alguns dias depois, um grupo de crentes que haviam saído de outra denominação (discordância doutrinária), passaram para a nova igreja. Entre eles estavam: Ernesto Ianone e a sua esposa Josefina; Vitaliano Piro e esposa; José Piro e esposa Elvira; Filomena Salzano e seus filhos Miguel e Luiz Salzano. Ainda faziam parte deste grupo, familiares da irmã Regina Antunes, de saudosa memória, que em fevereiro de 1989 passou para a eternidade: sua mãe Angelina Augusta Barretta e seu irmão Pedro Barretta Hallepian. Nascia assim a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, do Ministério do Belém, que hoje já reune cerca de 2.000.000 de membros, e que teve como seus pastores: Daniel Berg, Samuel Nystron, Samuel Hedlund, Simon Lundgren, Francisco Gonzaga da Silva, Bruno Skolimovski, Cícero Canuto de Lima, e o atual pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Fontes:
CGADB
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